sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Argumento da peça

Jezabel é filha do rei da Fenícia e viúva de Acabe, rei de Israel. Acabe era devoto de Javé, mas por domínio e devoção à esposa, abandonou as doutrinas de seu Deus e tornou-se seguidor de Baal, Deus da Fenícia, provocando assim, a ira do Deus israelense.
O casamento de Jezabel e Acabe havia sido arranjado para fortalecer as relações entre os dois reinos. Jezabel assume o reinado de Israel, após a morte de Acabe em uma guerra. Porém, Javé é contrário à sucessão e aos cultos e pregações que ela promove à Baal. Jezabel usa de seu poder de sedução para converter os servos de Javé, adquirindo assim, mais poder para si, pois deseja governar Israel sozinha.
Javé envia seu profeta Elias para fazer com que Jezabel arrependa-se dos crimes que é acusada. Do contrário, será condenada e punida. Elias chega à igreja de Tiatira, onde Jezabel está recebendo os adeptos de sua religião, para realização de um ritual em homenagem à Baal. Jezabel aceita apenas os seguidores do sexo masculino em sua igreja e; Elias é o único homem que Jezabel não consegue seduzir.
O profeta de Javé acusa Jezabel de cometer adultério, de desviar seus “irmãos”, de seduzi-los, de torná-los pagãos e de não ser profetisa. E diz que, se não se arrepender de seus crimes, será condenada e castigada.
Jezabel opta por não lutar contra o inimigo e prefere morrer a arrepender-se de seus atos, pensamentos e princípios. Então, ela é morta por Elias, que a joga de uma janela e ordena que atirarem seu corpo para os cães comerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário