Está chegando o dia da segunda mostra de processos. Estamos com quase tudo pronto - quando digo "quase tudo pronto", me refiro à figurinos, fotógrafo, cenário e outras necessidades para a Mostra - Nosso último ensaio, antes da Mostra, será no dia 11 de dezembro. E, agora, revendo alguns vídeos dos ensaios anteriores para fazer algumas anotações, percebo que nem o texto dramático, nem a Encenação como um todo permanecem a mesma. Parece até que estou fazendo uma encenação que não a que idealizei na Disciplina de Encenação I. Porém, confesso que me agrada muito mais a estrutura que tenho hoje, do que a que coloquei no Projeto.
Para não dizer que tudo mudou, digo que permanece dois dos nove personagens que eu havia projetado e que as mudanças se deram por meio das diversas dificuldades que me deparei durante o processo. E, é lógico, permanece minha justificativa. A forma que encontrei para evidenciar tais mudanças, foi postar duas fotos. Uma do terceiro ensaio e outra, do décimo quinto.
A primeira foto, era a cena da chegada de Elias na Igreja de Tiatira. Os outros personagens não estão na foto porque, na verdade, nunca consegui reunir os nove atores que trabalhariam na cena. As caixas (à direita) seriam um altar com oferendas à Baal. Jezabel estaria sentada, maquiando-se para ser defenestrada. A foto seguinte, mostra a cena como está estruturada hoje. Cada círculo representa um lugar distinto: 1)Tirésias em um lugar desconhecido; 2)Jezabel na igreja de Tiatira; 3) Elias no deserto e, ao fundo, Baal. Nesta foto, os círculos foram feitos com farinha de trigo, porém, já providenciamos pedrinhas azuis para o círculo do Tirésias, sal grosso para o da Jezabel e areia de praia para o do Elias. Se alguém, por curiosidade, se perguntou de qual praia veio a areia, respondo que trouxe de Tramandaí(risos). Outros podem ter se perguntado agora, por que eu escrevi isso. Respondo também a esta pergunta. Escrevi porque, além de gostar muito de Tramandaí, pretendo, mesmo depois de concluir a disciplina, continuar com este blog ativo e não pretendo postar aqui textos acadêmicos e sim textos que eu julgo menos massantes de serem lidos. Sei que o blog, querendo eu ou não, é acadêmico, mas talvez eu esteja descobrindo a minha maneira de ser acadêmica.
Terceiro ensaio
Décimo quinto ensaio
Nenhum comentário:
Postar um comentário