sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A encenação

O projeto consiste na criação e realização de 3 apresentações do espetáculo “Defenestração, um ato de coragem”, no Casarão 8, localizado na cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do sul .
O ponto de partida da concepção do espetáculo é o mito de Jezabel, personagem bíblica, que aparece no livro de Reis II, do Antigo Testamento. Minha pretensão é fazer uma releitura da rainha fenícia, esposa do rei de Israel; e mostrar como e porque ela foi morta.
A construção das cenas e do texto se dará a partir de versículos da Bíblia; do livro “As Profecias do Apocalipse”, de Arthur E. Bloomfield; do filme Jezabel (1938), do diretor William Wyler e de alguns elementos da concepção de Teatro que teve Grotowski. Como, por exemplo, a utilização de signos, público selecionado e comunhão com a plateia. Um Teatro ritualístico e de ações não cotidianas.
Ressalto que minha intenção não é retratar o mito da rainha fenícia, tal qual aparece no Antigo Testamento. Subverti alguns versículos da Bíblia. Logo, isento-me do compromisso de contar a "verdadeira" história de Jezabel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário